terça-feira, 16 de abril de 2013

À Porta de Tua Casa

por Jorge Candeias




À porta de tua casa há uma corda que sobe até ao infinito. Viveste com ela toda a vida. Sempre curioso, sempre intrigado, mas nunca o suficiente. Até ao dia em que é o suficiente, o dia em que decides subi-la para ver onde vai dar, o dia em que resolves que se não o fizeres já acabarás por envelhecer demasiado para tentares a ascensão. E deitas mãos à obra. E sobes. E sobes. E sobes. E continuas a subir até que, ao fim de muito tempo, se te acaba a corda, inesperadamente.
É esse o preciso momento em que cais. Lá em baixo, está o infinito à tua espera. À porta de tua casa.

4 comentários:

  1. Como leitora da zine, em lugar da pura e simples remoção do conto, teria gostado que houvesse uma explicação. Imagino que tenha sido um erro - parece-me evidente que o foi -, e por isso mesmo nenhum mal viria ao mundo de o deixar explicado.

    ResponderEliminar
  2. Bom, antes de mais, MUITO OBRIGADO pela chamada de atenção. De todo o coração.

    Foi, de facto, um erro, causado por uma série de coincidências e por o meu pai já não estar entre nós para me explicar por que motivo passou aquele conto à máquina (precisamente por causa das coincidências, imagino eu). Não o tendo lido antes, julguei que fosse dele e cometi o erro de não o verificar.

    Relativamente à remoção do conto, ela era inevitável: o II não tem autorização para o publicar. E precisaria dela. Tendo morrido em 1995, Torga só estará em domínio público em 2045.

    ResponderEliminar
  3. Não tem de quê. Já leio a zine ( e o Lâmpada) há tempo suficiente para nunca ter duvidado que fosse só mesmo isso, um engano. E, por notar quem figurava como autor, especulei até, que esse engano tivesse tido origem mais ou menos da forma que agora confirma. São coisas que acontecem.

    Claro que teria de remover o conto; eu falava apenas de o remover sem mais. Assim fica tudo esclarecido, e nenhum problema existe quando se está de boa fé. Até mais, e um bom feriado.

    ResponderEliminar
  4. Bem, isso era outra forma de resolver as coisas. Mas na verdade nem me passou pela cabeça.

    Seja como for, e quanto mais não seja, ficou tudo esclarecido aqui mesmo. Portanto, no fundo, o resultado é igual.

    ResponderEliminar